Assembleia dos Açores aprova Voto de Congratulação a equipa de Enfermagem de Reabilitação

  • 11-02-2022

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou um Voto de Congratulação às Enfermeiras Elisabete Lima e Rafaela Almeida e à Equipa de Enfermagem de Reabilitação da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.

Esta equipa, que já existe desde 2010, tem vindo a ser reconhecida a nível regional e nacional, com o seu programa Enfermagem de Reabilitação em Contexto Domiciliário, acumulando prémios e distinções desde 2012, a que se junta agora este voto de congratulação.

 

“Foi com grande orgulho e satisfação que recebemos este voto de congratulação aprovado por unanimidade pela  Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Este reconhecimento motiva-nos a continuar a seguir este caminho, com uma prática baseada na evidência, na inovação e na sustentabilidade, mas sem nunca perder o foco, que é a arte de cuidar do outro e fazer a diferença na sua vida”, diz a Enfermeira Elisabete Lima.

 

Até 2020, esta equipa trabalhava apenas com idosos ou com pacientes com grau de dependência total ou severa (escala de Barthel) no âmbito da Reabilitação Respiratória e deglutição comprometida no domicílio. No entanto, em decorrência da pandemia, que levou ao encerramento do serviço de cinesiterapia respiratória do Hospital do Divino Espirito Santo, a equipa foi reestruturada de modo a assegurar os cuidados a uma população mais alargada.  

 

O projeto Reabilitação Respiratória Pediátrica em Contexto de Pandemia – Telecinesiterapia Respiratória & Visitação Domiciliária surgiu, assim, em junho de 2020, com o objetivo de reintegrar as crianças com patologia respiratória em programas de Reabilitação Respiratória Domiciliária (RRD), e, já em 2021, venceu a 10ª Edição do Prémio saúde sustentável na categoria integração de cuidados.

 

A sua implementação contribui para a redução das agudizações da patologia respiratória e dos internamentos hospitalares evitáveis, levando à melhoria da qualidade de vida das crianças e à redução de custos em internamentos hospitalares.

“Elisabete Lima e Rafela Almeida continuam a dignificar a Enfermagem açoriana a nível regional e nacional, sendo um exemplo a seguir por todos os Enfermeiros e um orgulho para o Serviço Regional de Saúde", lê-se no voto de congratulação assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, que foi aprovado por unanimidade e que sublinha “o valor e a importância dos cuidados de Enfermagem”.

Parabéns a toda a equipa!