APIFARMA estabelece Protocolo de Colaboração com Ordem dos Enfermeiros

• 06-09-2022

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Ordem dos Enfermeiros assinaram, dia 6 de Setembro, um Protocolo de Colaboração no âmbito da investigação clínica.

A assinatura do protocolo decorreu na APIFARMA e contou com a presença de João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA, e de Ana Rita Cavaco, Bastonária dos Enfermeiros.

Esta parceria tem como objectivo valorizar a investigação clínica e a importância dos ensaios clínicos na prestação de cuidados de saúde aos doentes.

Para garantir uma intervenção científica, técnica e humana adequada por parte dos enfermeiros, este protocolo pretende valorizar, também, a formação/informação destes profissionais de saúde.

João Almeida Lopes referiu a importância que este protocolo representa na vida das pessoas com doença e no desenvolvimento da investigação em saúde em Portugal.

Ana Rita Cavaco salientou a intervenção dos enfermeiros na realização dos ensaios clínicos como ponto de contacto com os doentes.

Todos os anos são iniciados diversos ensaios clínicos, que decorrem em ambiente hospitalar e ambulatório. Em 2021, Portugal desenvolveu 144 ensaios clínicos, número que registou uma ligeira queda de 7% face a 2020. No que diz respeito à autoria dos ensaios propostos e autorizados, a indústria farmacêutica mantém-se como o grande promotor da realização de investigação clínica em Portugal. Em 2021, 95% dos ensaios submetidos surgiu por iniciativa da indústria farmacêutica.