Acreditação: Lançamento da Plataforma ACAF

  • 08-06-2020

As entidades formadoras que pretendam ver as suas actividades formativas acreditadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) podem, a partir de hoje, fazê-lo através da Plataforma de Acreditação e Creditação de Actividades Formativas (ACAF). Esta nova Plataforma tem como objectivo agilizar todo o processo realizado, de 2018 até ao momento, através do formulário Actividades Formativas - Acreditação.

 

Segundo a alínea n) do ponto 1 do Artigo 97º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros (EOE), os Membros efectivos da Ordem estão obrigados a "frequentar ações de qualificação profissional, a promover pela Ordem ou por esta reconhecidas". Nesse sentido, e tendo em conta a alínea f) do ponto 3 do Artigo 3º do EOE, que refere que cabe à OE "acreditar e creditar ações de formação contínua", faltava lançar esta nova plataforma para facilitar a submissão das candidaturas por parte das entidades formadoras. Relembramos que podem ser submetidas a este processo acções de formação, eventos técnico-científicos e formações pós-graduadas.

 

Para o Vice-presidente da OE, Luís Filipe Barreira, "a formação contínua é fundamental para o desenvolvimento e certificação de competências". Por isso, o processo de Acreditação e Creditação de Actividades Formativas é um requisito essencial para garantir que a formação se realiza com a qualidade e segurança exigidas, contribuindo para aprofundar e desenvolver conhecimentos, atitudes e capacidades conducentes a um desempenho profissional de excelência. Nesse sentido, este processo "é uma mais-valia para os enfermeiros".

  

Conheça aqui a nova Plataforma.*

 

* A Plataforma apenas funciona correctamente no browser Google Chrome.