Acreditação da Idoneidade Formativa: candidaturas abertas

• 13-02-2020

Estão abertas as candidaturas à Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica (IFCPC), um procedimento fundamental para a regulamentação e desenvolvimento de processos formativos de qualidade.

As candidaturas são submetidas através de uma plataforma informática desenvolvida para o efeito. Até ao momento, mais de 110 Contextos de Prática Clínica já efectuaram registo nesta Plataforma, estando mais de 40 em fase de construção de candidatura. A Ordem dos Enfermeiros (OE) irá, brevemente, acreditar a Idoneidade Formativa destes contextos de prática clínica.

Para Luís Filipe Barreira, Vice-presidente da OE, este processo é importante na medida em que garante que «a formação e a investigação em Enfermagem se realizem com requisitos adequados, com garantia de qualidade e segurança, tanto para os profissionais como para os destinatários dos cuidados de Enfermagem».

Podem submeter candidatura a este processo, todos os serviços e unidades de saúde nos quais decorram processos formativos em Enfermagem e que cumpram os requisitos constantes no Referencial de Avaliação da Idoneidade Formativa (RAIF).

A Acreditação de Idoneidade Formativa tem como objectivo a criação de ambientes favoráveis à prática de Enfermagem.

Poderá obter mais informação através do link www.ordemenfermeiros.pt/a-ordem/estrutura-de-idoneidades/candidaturas/.

A submissão de candidatura é efectuada através do Balcão Único:

Caso necessite de ajuda técnica para realizar a instrução de processo de candidatura, deverá solicitar a mesma através do endereço electrónico [email protected].