Abel Paiva e Silva – 20 anos do primeiro Doutorado em Ciências de Enfermagem

• 02-03-2022

A Ordem dos Enfermeiros (OE) assinala hoje uma data muito importante para a Enfermagem em Portugal.

Foi há 20 anos que o Enfermeiro Abel Avelino Paiva e Silva obteve, por unanimidade, o primeiro Doutoramento em Ciências da Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto com a tese intitulada: "Sistemas de Informação em Enfermagem - uma Teoria Explicativa de Mudança".

O percurso do Enfermeiro e Professor Abel Paiva e Silva tem sido notório e um grande contributo para a afirmação da Enfermagem enquanto área científica do conhecimento, tendo passado pela prestação de cuidados, o ensino e a investigação.

Este contributo tem sido reconhecido com várias distinções, por parte da OE e de outras organizações / entidades de Enfermagem e Saúde nacionais e internacionais, sendo o mais recente em 2021 o prémio - Kim Mo Im Policy Innovation and Impact Award, do International Council of Nurses.

Para Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros:

“Não podíamos deixar de assinalar mais um marco importante da história da Enfermagem Portuguesa. A Ordem dos Enfermeiros parabeniza o Prof. Abel Paiva por mais este momento tão importante do seu percurso académico e profissional. A Ordem dos Enfermeiros agradece a sua dedicação e esforços pela ponte que tem construído entre o desenvolvimento profissional e o ensino/investigação da Enfermagem em Portugal e no mundo.”