Contratação de enfermeiros: Ordem satisfeita com agilização de processos

Contratação de enfermeiros: Ordem satisfeita com agilização de processos

A Ordem dos Enfermeiros congratula-se com a publicação, na passada terça-feira, 13 de janeiro, em Diário da República, do Despacho n.º 342-C/2015 do Ministério da Saúde que permite que as instituições de saúde celebrem, a título excecional, «contratos de trabalho a termo resolutivo para acorrer a situações de ausência temporária de trabalhadores». O despacho em questão permite também a contratação de enfermeiros e médicos para os serviços de urgência.

De relembrar que, em agosto de 2014, aquando da visita ao Hospital Santa Maria, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros denunciou a burocratização do processo de recrutamento de enfermeiros e as consequências para a prestação de cuidados de Enfermagem à população.

A publicação deste despacho vai ao encontro do prometido pelo Dr. Paulo Macedo, em setembro de 2014, à Ordem dos Enfermeiros (OE). Do encontro entre a OE e o Ministério da Saúde, ficou o compromisso por parte da Tutela de simplificar o processo de recrutamento de enfermeiros para situações de ausência temporária.

Depois de criticar várias vezes a contratação a «conta-gotas» feita pelo Ministério da Saúde, a Ordem dos Enfermeiros espera agora que o despacho publicado dê, na prática, mais autonomia às instituições para recrutar profissionais de saúde, na medida em que a última palavra caberá sempre à Tutela.

 

patriciag