Bastonário denuncia situação de rutura no Hospital de Santa Maria e desafia governantes a defender a Saúde

Na visita realizada esta manhã ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o Enf. Germano Couto denunciou a situação de rutura que se vive naquela devido à falta de 140 enfermeiros e à lentidão com que os decisores políticos encaram os processos de recrutamento.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) referiu que em serviços onde deveriam estar cinco enfermeiros apenas estão dois – dotação que compromete seriamente a prestação de cuidados.

De acordo com o Enf. Germano Couto, há cuidados de higiene, ensinos aos utentes e suas famílias, bem como preparação de altas que não estão a ser feitos – além de risco acrescido de infeções cruzadas e de outros fatores de morbilidade.

O Enf. Germano Couto desafiou, por isso, «o Primeiro-Ministro e o Ministro da Saúde a visitarem esta situação de catástrofe nacional e a verificar se é esta a Saúde que querem».

O Bastonário da OE criticou ainda a lentidão com que os vários serviços do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças encaram processos de recrutamento que implicam respostas imediatas para os cidadãos. «Não percebo por que razão os conselhos de administração não têm autonomia para contratar em regime de substituição», questionou o Enf. Germano Couto. Isto porque além das situações de rescisão contratual – que correspondem a 60% das saídas desde o início do ano – há também enfermeiros em baixa média ou licença de maternidade / paternidade.

Na visita ao Hospital de Santa Maria o Enf. Germano Couto foi acompanhado pelo Enf. Alexandre Tomás, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Sul da OE.

Veja o Direto da Sic Notícias no Canal da Ordem dos Enfermeiros no You Tube.

lneves