HDES

Visita ao SAU do Centro de Saúde de Ponta Delgada e às obras do Hospital Modular

• 19-06-2024

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, acompanhou ontem, dia 18 de junho, a visita ao Serviço de Atendimento Urgente do Centro de Saúde de Ponta Delgada, bem como a deslocação ao local de implantação do Hospital Modular do HDES.

Para o Presidente do Conselho Diretivo, “estamos perante um marco significativo, naquele que deve ser um compromisso renovado com a saúde. O novo Serviço de Atendimento Urgente no Centro de Saúde de Ponta Delgada representa um avanço importante para a população da ilha de São Miguel. Este serviço complementa a oferta de unidades de urgência já existente e proporcionará vantagens significativas para os utentes, nomeadamente nas situações menos urgentes, libertado o serviço de urgência diferenciado. Está de parabéns a USISM por mais uma vez ser um exemplo de compromisso com o desenvolvimento do SRS.”

Segundo Pedro Soares, “a criação do hospital modular é claramente uma abordagem estratégica e integrada para que possamos alcançar uma atenção sustentável de saúde à população, enquanto desenvolvemos um HDES virado para o futuro. Defender-se voltar a um hospital de 3 de maio só pode ser comédia, visto que, antes do incidente era claro já as grandes fragilidades num edifício esgotado há muito. Esta é a oportunidade de desenvolvermos toda a infraestrutura com requisitos modernos.”

“Foi importante perceber todo o processo em andamento, o seu planeamento e objetivos concretos do projeto, recordo que temos as equipas de Enfermagem a segurar todos os cuidados dentro das condições possíveis, mas que claramente nada viável no tempo. É importante regressar ao HDES, mas a um HDES com novas condições, melhor preparado, de outra forma seria um erro crasso”, explicou Pedro Soares.