Acompanhamento do Exercício Profissional

Secção Regional leva a cabo visita à Unidade de Saúde da Ilha do Pico

• 30-07-2018

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) levou a cabo, entre 26 e 27 de julho, uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional aos três centro de saúde que integram a Unidade de Saúde da Ilha do Pico.

A comitiva da SRRAA, liderada pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enf. Luís Furtado, pelo Presidente do Conselho Jurisdicional Regional Regional, Enf. Ricardo Pacheco, visitou os Centros de Saúde das Lajes, de São Roque e da Madalena, reunindo, na tarde de 27 de julho, com os membros do Conselho de Administração da instituição de saúde.

Fazendo o balanço de mais esta VAEP, o Enf. Luís Furtado, alertou para o número insuficiente de profissionais de Enfermagem nos serviços visitados, bem como para “os desafios que a ilha do Pico, por força das suas características, representa para aquilo que é a prestação de cuidados de Enfermagem, e cuidados de saúde em geral”. Chamou ainda a atenção para a “necessidade urgente de se iniciar a empreitada de reabilitação do Centro de Saúde das Lajes, uma infraestrutura essencial naquele que é o Concelho mais envelhecido dos Açores, Concelho também caracterizado pela acrescida dificuldade de acesso às freguesias mais remotas do extremo da ilha do Pico”.

No final da reunião com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, foram assumidos compromissos de resolução de duas situações que, do ponto de vista da dotação segura de enfermeiros, não satisfaziam a Secção Regional.

CDR/LF/rcl