Acompanhamento do Exercício Profissional

Secção Regional levou a cabo visita à Sta. Casa da Misericórdia da Madalena do Pico

• 13-02-2020

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros deslocou-se nos dias 11 e 12 de Fevereiro à ilha do Pico para a realização de uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional (VAEP).

“Foi produtivo realizar este levantamento exaustivo da situação atual dos cuidados de enfermagem aos utentes do Lar de idosos da Sta Casa da Misericórdia da Madalena do Pico para aferição in loco das denúncias tornadas públicas.”

Um grupo de trabalho da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, composta por peritos na área de gestão de ERPI´s, liderado pelo Enfº Pedro Soares, deslocou-se no passado dia 11 e 12 de Fevereiro à Sta Casa da Misericórdia da Madalena do Pico na sequência das denúncias colocadas publicamente, relativas à qualidade da prestação de cuidados aos utentes daquela instituição.

Para Pedro Soares, “foi tido em consideração que apesar da denúncia apresentada abranger vários quadrantes das actividades da Instituição em causa, circunscrevemos a nossa atuação exclusivamente no que à segurança e qualidade nos cuidados prestados aos utentes diz respeito, assim como, às condições de prestação de cuidados de Enfermagem.”

Foram detetadas nesta ação várias irregularidades, relacionadas com a gestão de cuidados, espaços não adequados, bem como, a não existência de procedimentos de suporte geral aos cuidados prestados na ERPI.

No que diz respeito aos profissionais de Enfermagem, verificou-se o não cumprimento das dotações seguras preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros, o que acarreta uma grave deterioração na segurança dos cuidados prestados.

A Instituição demonstrou abertura e interesse para uma melhoria imediata das irregularidades encontradas, pelo que, irá trabalhar de perto com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros no sentido da sua resolução imediata, no que aos cuidados de Enfermagem diz respeito.

A Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros irá fazer chegar as suas conclusões e respetivo relatório de aferição à Secretaria Regional da Solidariedade Social, Secretaria Regional da Saúde e Inspeção Regional de Saúde e ficará disponível no sentido de junto destas instâncias, colaborar através de um contributo técnico e científico, de forma a resolver não só esta mas outras situações que envolvam instituições de apoio social.

Para Pedro Soares “É necessário as entidades governamentais terem uma maior atenção sobre as estruturas residenciais para idosos, garantir um maior acompanhamento e aumentar o financiamento, uma vez que, os cuidados a serem prestados nestas instituições são cada vez mais diferenciados, carecendo de profissionais, nomeadamente de mais Enfermeiros. Um Enfermeiro para 40 camas é manifestamente insuficiente para garantir a qualidade e segurança dos cuidados aos idosos.

Desta forma, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros cumpre um dos seus desígnios deste mandato, a proximidade junto dos Enfermeiros.

CDR/PS/rcl