Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional

Secção Regional dos Açores alerta para défice de enfermeiros no Hospital da Horta

• 28-02-2020

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros esteve esta semana na ilha do Faial com o objetivo de realizar uma série de iniciativas, entre as quais se destacam a realização de uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional (VAEP).

Antes desta VAEP, um grupo de trabalho da SRRAA da Ordem dos Enfermeiros, liderado pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional (CDR), Enfº Pedro Soares, deslocou-se à Unidade de Saúde da Ilha do Faial onde pode apresentar cumprimentos ao Conselho de Administração e na pessoa do Srº Enfº Diretor, a todos os Enfermeiros desta unidade.

À saída, Pedro Soares fez um balanço positivo desta reunião. “Foi possível trocarmos algumas ideias e preocupações sobre a Enfermagem desta Instituição, ficando a porta aberta para uma sinergia futura no sentido de um trabalho profícuo em nome da comunidade e enfermagem desta unidade, desta ilha”, referiu.

No Hospital da Horta, onde para além dos cumprimentos Institucionais numa reunião com o Conselho de Administração, foi possível reunir com a Direcção de Enfermagem e realizar uma VAEP ao serviço de Obstetrícia.

Nesta Visita constatou-se aquilo que para a SRRAA OE é uma grande preocupação, a carência de Enfermeiros nesta Instituição, assim como, a necessidade de alguns acertos no serviço de obstetrícia para que a vigilância do internamento seja feito de uma forma mais segura.

“Existem de facto excelentes condições físicas, uma equipa de enfermagem interessada e competente, no entanto é reduzida em número, e temos de ter muita atenção a este facto o quanto antes”, alertou Pedro Soares no final da visita.

A Secção Regional irá fazer chegar as suas conclusões a todas as entidades competentes para que sejam tomadas medidas no sentido de colmatar esta falha.

Durante a tarde de hoje e numa tentativa de rentabilizar recursos, a SRRAA realiza, na cidade da Horta, uma Assembleia Geral Ordinária.

Com mais estas iniciativas, a SRRAA dos Enfermeiros cumpre um dos seus desígnios deste mandato; a proximidade junto dos Enfermeiros.

CDR/PS/LL/rcl