VAEP

Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional ao Lar Luís Soares de Sousa

• 22-02-2024

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) realizou esta semana uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional ao Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada.

Nesta visita estiveram presentes o Enfermeiro Pedro Soares, Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRRAAOE, bem como o Enfermeiro Tiago Luz Almeida e a Enfermeira Sara Raposo, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho de Enfermagem Regional.

A visita contemplou a apresentação de cumprimentos institucionais à direção do Lar Luís Soares de Sousa, reunião com equipa de enfermagem, bem como visita às instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional, “não podemos adiar mais uma abordagem refletida e séria sobre os cuidados de Enfermagem na área social. Há alterações à legislação regional que são necessárias fazer o quanto antes e há uma verdadeira revisão do acordo coletivo de trabalho a fazer dando especial atenção aos enfermeiros, seguindo o princípio constitucional de «trabalho igual, salário igual». E há, claramente, a necessidade de um maior investimento e atenção nos cuidados oferecidos a esta população tão específica."

Pedro Soares alerta que “não é com equipas abaixo das dotações por nós defendidas que podemos garantir cuidados de excelência, e claramente não é admissível observar que continuamos a ser explorados através do programa Estagiar L em algumas instituições. É, no mínimo, falta de seriedade a diversos níveis.”

“Nesta instituição prestam-se bons cuidados de Enfermagem, apesar do quadro próprio de Enfermeiros ser demasiado pequeno. Foi possível conversar com a direção da instituição e com a Enfermagem, e deixar bem clara a posição da Ordem dos Enfermeiros. Estes Enfermeiros também não estão sozinhos!”, conclui Pedro Soares.

Sendo compromisso da SRRAAOE promover um acompanhamento do exercício profissional de proximidade às instituições de saúde e do sector social onde se prestam cuidados de saúde, está prevista a realização de diversas visitas neste âmbito em toda a região.