Solidariedade Social

Audiência com a Secretária Regional da Solidariedade Social: Compromisso e Convergência

• 06-03-2020

“Foi possível encontrar vários pontos de convergência, no sentido de contribuir para um sistema social ainda mais eficiente e melhor capacitado no que diz respeito aos profissionais de Enfermagem”

No dia 5 de março decorreu no Solar dos Remédios em Angra do Heroísmo uma reunião conjunta entre a Secretária da Solidariedade Social, Dra. Andreia Cardoso, a Presidente do Conselho Diretivo do ISSA, Dra. Paula Ramos e a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros representada pelo Enf Pedro Soares e o Enf Tiago Almeida.

Este foi um encontro que teve como principal objetivo abordar a temática das dotações seguras dos Enfermeiros nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Para a Secção Açorina da Ordem dos Enfermeiros, o nível de qualificação e perfil de competência dos Enfermeiros em conjunto com as dotações seguras, são aspetos fundamentais para atingir níveis de segurança e qualidade dos cuidados nas ERPI´s.

Á saída da reunião, o Enfº Pedro Soares referiu que “Foi possível encontrar vários pontos de convergência, no sentido de contribuir para um sistema social ainda mais eficiente e melhor capacitado no que diz respeito aos profissionais de Enfermagem e assim garantir uma resposta adequada às necessidades da população das 9 ilhas dos Açores.”

Ficou assim o compromisso de num futuro próximo criar-se sinergias conjuntas entre as três instituições, disponibilizando-se a Ordem dos Enfermeiros a fornecer orientação de natureza técnica, científica e formativa, garantido assim o cumprimento de um dos desígnios desta secção que é zelar pela promoção, defesa e qualidade dos cuidados de enfermagem.

CDR/PS/rl