Universidade dos Açores

Sessões de Esclarecimento na Escola Superior de Saúde em Ponta Delgada

• 17-03-2022

Ao longo do dia 17 de março, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros esteve presente na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores em Ponta Delgada, realizando uma série de sessões de esclarecimento destinadas aos alunos do 4.º ano da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde – Departamento de Enfermagem, Saúde da Família e Comunidade.

Ao longo deste dia inteiramente dedicado aos alunos, foi possível proporcionar sessões relacionadas com temáticas diversas, nomeadamente:

• Sessão de apresentação e esclarecimentos relativamente à Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente o seu desígnio e organização (Enf. Pedro Soares e Enf. Fernando Felgueiras);
  • Apresentação do Balcão Único e processo de inscrição (Marília Almeida);
  • Workshop “Curriculum Vitae e Entrevista de Emprego. Como me preparar.” (Enf. Vânia Gonçalves);
  • Idoneidade Formativa – Abordagem geral (Enf. Vânia Gonçalves);
  • Padrões de Qualidade – Abordagem geral (Enf. Florinda Costa).

Na abertura destas sessões, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, teve oportunidade de referir: “Estar ao lado dos Enfermeiros desde o primeiro dia, neste caso ainda durante o período académico, é para nós fundamental. A casa constrói-se pelas fundações e é no ensino que encontramos as bases da nossa profissão, daí a importância destes momentos, nos quais pretendemos contribuir de uma forma muito positiva não só para o futuro destes colegas, mas, também, para uma melhor Enfermagem Açoriana.”

Pedro Soares explicou ainda que “no sentido de enriquecermos este momento para nós muito importante, alterámos o programa destas sessões, incluindo a partir deste ano duas novas temáticas, a idoneidade formativa e os padrões de qualidade defendidos pela Ordem dos Enfermeiros. Esta é uma oportunidade de preparação dos futuros novos colegas para a entrada na profissão e, desta forma, fomentar o sentido de pertença à sua Ordem com todas as questões inerentes.”

A Ordem dos Enfermeiros cumpre mais uma vez o apanágio desta equipa, no sentido de estar próxima dos seus futuros membros, manifestando desde cedo que não estão sozinhos nos momentos mais determinantes das suas vidas profissionais.

CDR/PS/cf