Universidade dos Açores

Sessões de Esclarecimento na Escola Superior de Saúde em Angra do Heroísmo

  • 23-06-2022

Ao longo do dia de hoje, 23 de junho, a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros esteve presente na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo, realizando uma série de sessões de esclarecimento no âmbito das atividades de Seminário dos Estudantes de Enfermagem do 4º Ano, denominadas de Integração de Conhecimentos e Preparação para a Vida Profissional.

 

Ao longo deste dia inteiramente dedicado aos alunos, foi possível proporcionar sessões relacionadas com diversas temáticas, nomeadamente:

 

  • Sessão de apresentação e esclarecimentos relativamente à Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente o seu desígnio, organização e processo de inscrição (Enfermeiros Pedro Soares e Fernando Felgueiras);
  • Workshop “Curriculum Vitae e Entrevista de Emprego. Como me preparar.” (Enfermeira Vânia Gonçalves);
  • Idoneidade Formativa – Abordagem geral (Enfermeira Vânia Gonçalves);
  • Padrões de Qualidade – Abordagem geral (Enfermeira Florinda Costa).

No âmbito desta iniciativa, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, teve oportunidade de referir: “Cuidar dos futuros colegas é fundamental, numa altura em que todos são imprescindíveis para ajudarem a reconstruir o Sistema Regional de Saúde. Esta foi uma manhã onde demos a conhecer a Ordem dos Enfermeiros e o seu funcionamento. Pudemos conversar um pouco acerca da nossa profissão e sobre várias temáticas essenciais para uma entrada no mercado de trabalho conhecendo a nossa realidade.”

 

Pedro Soares aproveitou, ainda, para alertar: “Para uma região com necessidade urgente em reforçar as diversas equipas de Enfermagem, torna-se imperioso apostar na contratação efetiva destes novos colegas. Estamos num momento crítico nos Açores relativamente à escassez de Enfermeiros a contratar, pelo que não há mais margem de manobra para erros.”

 

“Colaborar com a Escola Superior de Saúde é um caminho fundamental para a construção de uma Enfermagem de Futuro. É nossa intenção cimentar cada vez mais uma relação institucional sólida, de parceria, com um foco comum: os Enfermeiros!”, salientou, por fim, Pedro Soares.

 

A Ordem dos Enfermeiros continua, assim, a cumprir os compromissos desta equipa, estando desde já próxima dos seus futuros membros, comprovando que não estão sozinhos nos momentos determinantes das suas vidas profissionais.

CDR/PS/cf