Seminário no HDES

Secção Regional marcou presença no Seminário Inpalin

  • 29-01-2019

Decorreu no passado dia 25 de janeiro o Seminário Inpalin Açores: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos.


O evento que foi organizado através de uma parceria entre o HDES (Unidades de Cuidados Paliativos, Intensivos e Intermédios), Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos) e o Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa.

 

Na sessão de abertura do Seminário e em representação da Secção Regional, esteve presente o Enf. Márcio Tavares, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, que à margem do evento, sublinhou a importância do mesmo.

 

"Esta temática merece maior atenção por parte, não só dos enfermeiros, mas de todos os profissionais ligados à Saúde. Temos o dever de prestar os melhores cuidados possíveis aos cidadãos e isso não se consegue sem a integração dos vários serviços e áreas de intervenção. Este Seminário foi um claro exemplo de que isso é possível.  Ver e ouvir várias classes profissionais a discutirem abertamente estas temáticas, leva-me a crer que estamos no caminho certo", afirmou.

 

Para além do Seminário dedicado à integração dos Cuidados Paliativos nos Cuidados Intensivos e na Comunidade, realizaram-se também um Curso Intensivo de Ética em Fim de Vida e dois Cursos Básicos de Cuidados Paliativos.

CDR/LF/LL/rcl