SRRAAOE

Participação da Ordem dos Enfermeiros no Seminário de Saúde Materna e Obstetrícia

• 08-11-2023

A Ordem dos Enfermeiros marcou presença no Seminário de Saúde Materna e Obstetrícia - "Novos desafios no Cuidar", que decorre na Ilha do Faial.

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, foi convidado para intervir na sessão de abertura do evento. Na sua intervenção, referiu que “os enfermeiros são fundamentais para a prevenção de complicações obstétricas e para a promoção do parto seguro. A sua presença atenta e a sua capacidade de identificar sinais de alerta permitem intervenções precoces que podem salvar vidas.”

Segundo Pedro Soares, “mesmo com todo o conhecimento e experiência, enfrentamos desafios na prestação de cuidados de saúde materna e obstetrícia nos Açores. A geografia fragmentada das ilhas, o acesso limitado a determinados recursos e as dificuldades de transporte podem complicar o acesso a cuidados de saúde em tempo útil.”

“É crucial que continuemos a desenvolver estratégias de colaboração interdisciplinar e a investir em tecnologia para melhorar a comunicação e a coordenação dos cuidados entre as diferentes ilhas e serviços”, afirmou Pedro Soares.

A Ordem dos Enfermeiros aproveita para saudar a organização do Seminário de Saúde Materna e Obstetrícia - "Novos desafios no Cuidar", que contou com o apoio desta Secção Regional.