Semana de introdução à vida profissional da ESS-UAc

Secção Regional na Semana de introdução à vida profissional da ESS-UAc

• 17-06-2019

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros participou hoje, no Departamento de Angra do Heroísmo da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, numa ação destinada aos finalistas dos Cursos Conducentes ao Grau de Licenciado em Enfermagem.

A iniciativa que teve como principal objetivo preparar os futuros enfermeiros para a integração no mundo laboral, decorreu durante a manhã desta segunda feira sob a forma de sessão de esclarecimento.

Durante duas horas, o Enfermeiro Ricardo Pacheco, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional, conversou com os alunos sobre os desafios éticos, morais e profissionais com que os futuros enfermeiros se irão confrontar.

“Estas sessões de esclarecimento são fundamentais para que os alunos, que a breve trecho integrarão o mundo laboral, tenham um primeiro contato com a sua Ordem Profissional e nos coloquem questões ou dúvidas que subsistam. Enquanto Presidente do Conselho Jurisdicional Regional cabe-me também transmitir-lhes e incutir-lhes, a vertente ética e moral do que é ser enfermeiro no mundo atual”, referiu Ricardo Pacheco.

Presente na sessão esclarecimento esteve também o Enfermeiro Márcio Tavares, atual Presidente do Conselho de Enfermagem Regional que, durante uma hora, explicou aos alunos finalistas, os procedimentos de inscrição na Ordem dos Enfermeiros através da Plataforma Balcão Único e abordou igualmente alguns dos principais aspetos e desafios da prática clínica em enfermagem.

“Para mim é um enorme prazer estar presente neste tipo de iniciativas. É fundamental que a Secção Regional esteja próxima dos seus futuros membros e comece, desde já, a integrá-los, explicando os procedimentos de inscrição e a própria organização da Ordem.  Estes serão os enfermeiros do futuro e é importante que estejam os mais bem informados sobre as suas responsabilidades e deveres perante a sociedade”, afirmou Márcio Tavares.

A “Semana de Introdução à vida profissional “ é uma iniciativa organizada anualmente por aquele estabelecimento de ensino e conta, há já vários anos, com a presença da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros.

CDR/LF/LL/rcl