Acompanhamento do exercício profissional

Secção Regional visita Casa de Saúde de São Rafael

  • 08-05-2018

No âmbito do trabalho de acompanhamento do exercício profissional que está a ser feito junto do sector social e cooperativo, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros visitou, no passado dia 4 de maio, a Casa de Saúde de São Rafael (Instituto de São João de Deus), tendo reunido com a equipa de Enfermagem e com a Direção da Casa de Saúde.

 

Da visita, para além de terem sido identificadas questões de índole laboral, e que, da parte dos organismos competentes, deverão, querendo, merecer a sua devida atenção, a comitiva constatou, igualmente, uma subdotação de enfermeiros, com particular incidência numa valência em concreto, facto reconhecido pela Direção.

 

Uma vez mais, como de resto temos vindo a verificar nas diversas visitas de acompanhamento do exercício profissional que estamos a fazer a instituições do sector social, o subfinanciamento provoca constrangimentos vários que afetam, neste caso, a dotação de enfermeiros.

 

Por outro lado, foi com grande satisfação que registamos o projeto de reabilitação da infraestrutura da Casa de Saúde de São Rafael (projeto e reorganização que implicará o aumento do número de enfermeiros). A informatização do processo clínico e a adoção da linguagem classificada, com o atual nível de estruturação e organização também nos merecem um reparo positivo.

 

Por fim, não podemos deixar de ressaltar o facto de, numa equipa de 15 enfermeiros, um terço serem enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

 

CDR/LF/rcl