Jornadas de Enfermagem

Secção Regional nas IX Jornadas de Enfermagem do HSEIT

• 04-10-2019

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros participou nas IX Jornadas de Enfermagem do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT).

Nesta sua 9.ª Edição, dedicada à temática “Valorização do Capital Humano na Saúde”, as Jornadas de Enfermagem do HSEIT contaram com duas palestras da responsabilidade dos Presidentes do Conselho de Enfermagem Regional (CER) e do Conselho Jurisdicional Regional (CJR).

Num debate moderado pela Enf. Hélia Soares, Márcio Tavares (CER) abordou o tema “Desenvolvimento profissional: Do Caminho trilhado à sua implementação”, enquanto Ricardo Pacheco (CJR) dedicou a sua palestra à temática “Deontologia profissional nos Açores: um percurso que visa um capital”.

À margem destas IX Jornadas de Enfermagem, o Presidente do CER destacou a importância destes debates para a consolidação da enfermagem nos Açores.
“Considero que este tipo de iniciativas são fundamentais para que possamos todos, enfermeiros, discutir o rumo que pretendemos para a profissão nos próximos anos. O futuro trará grandes desafios à enfermagem e ao setor da saúde. Os enfermeiros têm de estar devidamente preparados e mentalizados para o que aí vem”, afirmou Márcio Tavares.

O Enf. Ricardo Pacheco destacou a importância da Deontologia Profissional como forma de imprimir valor no agir profissional dos Enfermeiros, salientando que “nos últimos 21 anos houve um esforço significativo dos Conselhos Jurisdicionais Regionais em consolidar esta premissa”.

As IX Jornadas de Enfermagem do HSEIT, decorrem na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, nos dias 3,4 e 5 de Outubro.

cdr/pb/ll