Secção Regional apoia Seminário

V Seminário de Ética em Saúde e Gestão e Liderança em Saúde

• 04-01-2019

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros apoiou e participou no V Seminário de Ética em Saúde e Gestão e Liderança em Saúde, que decorreu no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

O evento que teve lugar nos dias 3 e 4 de janeiro, foi organizado pelos alunos do 4º ano do Curso de Enfermagem e debateu assuntos como a Regulação Profissional; o Aconselhamento Ético e Deontológico no âmbito do Sigilo Profissional; a Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde;  Estratégias de Combate à Pobreza e à Exclusão Social ou as Questões De Fim De Vida.

Um dos oradores convidados deste Seminário, Enfermeiro Ricardo Pacheco, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional (CJR), apresentou uma preleção dedicada à temática O Direito à Objeção de Consciência. À margem da iniciativa, o Presidente do CJR enalteceu a qualidade das intervenções presentes no evento e realçou ainda, o facto do Seminário ter sido organizado por estudantes de enfermagem.

"Para mim foi um grande prazer voltar a estar presente neste evento. São debates como este, onde se discutem assuntos de interesse para a profissão e para toda a comunidade, que constituem os alicerces para a melhoria da qualidade do nosso sistema de saúde e para o exercício da profissão.

Ver um evento com esta abrangência de temas, organizado por estudantes de enfermagem, por futuros enfermeiros, demonstra que estamos a formar profissionais conscientes para os desafios que se avizinham", afirmou Ricardo Pacheco.

CDR/LF/rcl