Ordem dos Enfermeiros convidada a reunir

Reunião com o Secretário e com o Diretor Regional da Saúde

• 30-11-2020

A Ordem dos Enfermeiros foi convidada a reunir hoje, dia 30 de novembro de 2020, com o Senhor Secretário Regional da Saúde e Desporto, Dr. Clélio Meneses, e com o Senhor Diretor Regional da Saúde, Dr. Berto Cabral.

Esta reunião, que teve lugar no Solar dos Remédios em Angra do Heroísmo, foi a primeira oportunidade de se identificar os desafios mais urgentes para a enfermagem na região e de se definir prioridades para a sua resolução. Para além das apresentações e saudações formais, esta reunião acabou por ser essencialmente dedicada à identificação de soluções para os problemas mais prementes, sobretudo no que à pandemia de COVID-19 diz respeito, revestindo-se esta conversa de um carácter muito prático, com vista a alinhar esforços para implementar soluções no imediato.

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, “este foi um momento importante, que permitiu estabelecer um primeiro contato e perceber a total disponibilidade para um trabalho sério e em parceria, numa primeira fase focado na gestão da pandemia, ficando criadas as pontes para no futuro próximo haver uma análise e resolução de alguns problemas mais estruturais que persistem na região.”

À saída do encontro, o Enfermeiro Pedro Soares salientou ainda que “fica claro para o Governo o papel importantíssimo dos profissionais de saúde, nomeadamente dos Enfermeiros, e nós enquanto Ordem clarificámos algumas questões que carecem de resolução urgente, nomeadamente no que confere à reorganização de recursos humanos, à comunicação de informação e à coordenação efetiva da gestão pandémica, conforme já explanado na Visão Estratégica que desenvolvemos recentemente.”

A Ordem dos Enfermeiros destaca com satisfação a postura de proximidade e de abertura hoje demonstrada, bem como a garantia dada de que haverá mais momentos de contacto, no sentido de colaboração da Ordem dos Enfermeiros no planeamento de ações futuras.

“Assim como temos demonstrado desde o início deste ano, a Ordem dos Enfermeiros apresenta-se mais uma vez apta e disponível para promover um trabalho de proximidade no terreno, com vista à correção dos problemas que dizem respeito à enfermagem, com o objetivo de garantir melhores cuidados de saúde a todos os açorianos”, conclui Pedro Soares.

CDR/PS/cf