Reunião com o Governo

Secção Regional debate problemas do Setor com Secretaria da Solidariedade Social

• 03-12-2018

O Presidente do Conselho Diretivo (CDR) da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAA), Enf.º Luís Furtado, esteve reunido, no dia 3 de dezembro, com a Secretária Regional da Solidariedade Social, Dr.ª Andreia Cardoso.

O encontro que decorreu em Ponta Delgada, serviu para que a Secção transmitisse os seus pontos de vista sobre os principais problemas que afetam o Setor, nomeadamente nas ilhas com menos população.

"Faço um balanço bastante positivo desta reunião, onde tivemos a oportunidade de transmitir à senhora Secretária a nossa visão global sobre o setor. Defendemos que esta é uma vertente bastante importante para a comunidade, mas que, como em todas as outras áreas, é necessário  ajustar e melhorar", referiu Luís Furtado.

O Presidente do CDR especificou algumas das principais preocupações e questões debatidas durante a reunião, destacando a importância que a SRRAA tem despendido ao Setor.

"Durante este mandato temos tido bastante atenção ao setor social da região, levando a cabo inúmeras Visitas de Acompanhamento Profissional a valências nas nove ilhas do arquipélago. Em algumas delas, com maior enfoque nas ilhas mais pequenas, encontramos problemas, nomeadamente ao nível da dotação segura de enfermeiros. Neste setor, onde existem pessoas que necessitam de cuidados de saúde diários, os profissionais de enfermagem são fundamentais para assegurar que todo o sistema funcione bem, mas reconheço que têm sido dados passos importantes neste sentido. É necessária maior integração da saúde no social, a realidade dos idosos de hoje é muito diferente da realidade dos idosos de há 20 anos atrás", defendeu o Enf.º Luís Furtado.

Esta foi mais uma reunião levada a cabo por esta Secção Regional, demonstrando a total abertura e sentido de cooperação que se pretende implementar para a melhoria dos cuidados de saúde da população açoriana.

CDR/LF/LL/rcl