-
09-09-2026
HDES
Ordem dos Enfermeiros dos Açores reúne com enfermeiros gestores do HDES
O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, e o Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Tiago Luz Almeida, reuniram-se, esta manhã, com os enfermeiros gestores e em funções de gestão no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).
No decorrer da reunião, foram levantadas questões pertinentes quanto à falta de enfermeiros nas equipas de trabalho e à abertura de concursos para as categorias de enfermeiros, enfermeiros gestores e enfermeiros especialistas.
“Foi importante este contacto com preocupações legítimas e urgentes relativamente ao exercício da profissão nos Açores, mais concretamente, neste caso, no Hospital do Divino Espírito Santo. A falta de enfermeiros nas equipas e a necessidade de abertura de concursos para estes, assim como para as categorias de enfermeiro gestor e enfermeiro especialista são questões que a Ordem dos Enfermeiros nos Açores acompanha de perto e sobre as quais já estamos a atuar há algum tempo”, refere o Presidente da Ordem dos Enfermeiros dos Açores.
Face às situações identificadas, o Presidente da Secção Regional reforçou a necessidade de adoção de medidas concretas, dando conta de que existem já diligências em curso por parte da tutela para avaliar as necessidades existentes nas instituições.
“A situação atual exige a tomada de medidas. Tenho confirmação de que está a ser feito um levantamento nas instituições por parte da tutela relativamente à necessidade de vagas de enfermeiros gestores e enfermeiros especialistas. A sobrecarga de trabalho, os turnos excessivos e a falta de descanso comprometem a qualidade dos cuidados e a saúde dos próprios profissionais, havendo, contudo, vontade de todas as partes em agir”.
Neste contexto, e dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Ordem, estas questões serão levadas a quem de direito, com o objetivo de acelerar a resolução dos problemas identificados e garantir respostas às necessidades sentidas pelos profissionais.
“Reafirmo o meu compromisso pessoal e institucional em defender melhores condições de trabalho, o reforço dos quadros e a valorização profissional. Nesse sentido, teremos uma reunião com a Secretária Regional da Saúde até ao final deste mês, na qual iremos apresentar questões concretas e solicitar celeridade na resolução destas situações.
Este é um momento de responsabilidade partilhada. A Ordem fará a sua parte e estamos em crer que o Governo Regional assumirá, mais uma vez, também a sua, através de medidas rápidas e eficazes. Os enfermeiros açorianos merecem respeito, condições dignas e perspetivas de futuro”, reitera o Presidente do Conselho Diretivo Regional.





