Reunião com Secretária Regional da Saúde

Secção Regional dos Açores reúne com Teresa Machado Luciano

• 03-02-2020

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da (SRRAA) Ordem dos Enfermeiros esteve reunida, durante esta tarde, em Ponta Delgada, com a Secretária Regional da Saúde, Dr.ª Teresa Machado Luciano.

Nesta que foi a primeira reunião oficial entre as duas entidades desde que a atual direção da SRRAA entrou em funções a 6 de janeiro, a comitiva da Secção Regional, composta pelo Enf.º Pedro Soares e pelo Enf.º Fernando Felgueiras, transmitiu à tutela as suas preocupações sobre alguns dos principais problemas com que se debatem os enfermeiros açorianos no exercício da sua profissão.

As Dotações Seguras em Enfermagem, a implementação da Triagem de Manchester nas Unidades de Saúde de Ilha, o Programa Estagiar L para os enfermeiros ou os Núcleos de Saúde Familiar foram temas que estiveram em cima da mesa nesta reunião.

Também a questão relativa ao encaminhamento, por parte de enfermeiros, de utentes das urgências do HDES para o Centro de Saúde de Ponta Delgada, o reposicionamento na carreira de enfermagem, a necessidade de regulamentar a emergência pré-hospitalar na região e a revisão e melhoramento das estruturas residenciais para idosos foram outras das preocupações apresentadas à Secretária Regional da Saúde pela Ordem dos Enfermeiros.

No final da reunião, o Enf.º Pedro Soares fez um balanço positivo deste primeiro encontro com a tutela, destacando a vontade dos enfermeiros açorianos em continuarem a contribuir para o melhoramento do Serviço Regional de Saúde.

Este foi mais um encontro construtivo, mais uma porta de oportunidade para um trabalho em conjunto por um melhor SRS e por melhores condições para com os Enfermeiros. Neste encontro, pretendeu-se criar bases para um trabalho futuro, deixando desde já alertas sobre as necessidades reais e específicas dos Enfermeiros Açorianos, promovendo a criação de pontes de comunicação e trabalho para resolução efetiva das diversas questões", afirmou o Enf.º Pedro Soares.

CDR/PS/LL/rcl