Enfermeiro de Família

Ordem congratula publicação do regulamento do Enfermeiro de Família nos Açores

• 06-11-2023

O Regulamento da Atividade do Enfermeiro de Família no Serviço Regional de Saúde dos Açores foi finalmente publicado em Jornal Oficial, formalizando uma pretensão da Ordem dos Enfermeiros nos Açores.

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros esteve fortemente envolvida no desenvolvimento do regulamento em causa, pelo que destaca o facto de as suas sugestões terem sido integralmente consideradas na redação deste documento, congratulando esta publicação.

Do mesmo modo, a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores propõe-se estar fortemente envolvida na efetiva implementação deste importante projeto na região.

Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, "esta iniciativa representa um passo fundamental no fortalecimento dos cuidados de saúde primários e no reconhecimento do papel essencial desempenhado pelos enfermeiros na promoção da saúde e na prestação de cuidados de qualidade. Estamos a centrar o foco na prevenção e tratamento, ao invés dos cuidados hospitalares, deixando a estas instituições o espaço para os cuidados que lhe são atribuídos."

Pedro Soares salienta que "a Ordem dos Enfermeiros está empenhada em apoiar a implementação deste regulamento e em trabalhar em estreita colaboração com as instituições piloto e tutela, para assegurar que o projeto de implementação dos enfermeiros de família seja feito de forma eficaz e eficiente, como garante de sucesso. Estamos confiantes de que esta iniciativa contribuirá para uma melhoria significativa na saúde dos Açorianos."