Sistema Regional de Saúde

Proposta da Ordem dos Enfermeiros defendida em estudo sobre acesso ao Sistema Regional de Saúde

• 25-10-2021

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros destaca a importância do estudo acerca do acesso ao Sistema Regional de Saúde desenvolvido pela Doutora Piedade Lalanda, felicitando-a pela iniciativa. Destaca-se ainda a oportunidade que foi dada a esta Secção no sentido de contribuir com várias ideias, que muito nos apraz ver agora refletidas nas conclusões do estudo.

Reconhece-se, assim, a proposta da Ordem dos Enfermeiros para a criação de uma Unidade de Gestão de Acesso ao Serviço Regional de Saúde que contemple, entre outras, a deslocação de utentes e a gestão integrada de listas de espera. São ainda referidos outros projetos que a Ordem considera determinantes, como é o caso do Enfermeiro de Família e o foco nos cuidados de saúde primários.

Apesar de não ter sido contemplada a sua presença na apresentação do estudo, a Ordem dos Enfermeiros saúda o acontecimento reiterando a relevância do tema.

CDR/PS/cf/rl