SRRAAOE

Ordem emite pronúncia sobre ‘Prevenção e combate à violência obstétrica nos Açores’

• 26-04-2023

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores solicitou à Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) a emissão de uma pronúncia, no âmbito do respetivo Projeto de Resolução ‘Prevenção e combate à violência obstétrica nos Açores’.

Analisado o teor do projeto de resolução em causa, e atenta a sua total pertinência, principalmente nos dias de hoje, a Ordem dos Enfermeiros, enquanto associação pública profissional representativa dos que exercem a profissão de Enfermeiro, não podia deixar de colaborar no requerido.

No sentido de uma melhor construção da pronúncia, a SRRAAOE recorreu à colaboração direta da Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, tendo o respetivo documento sido já elaborado e remetido ao senhor Presidente da Comissão Especializada Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional.

A SRRAAOE, tal como a Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, são ativos defensores de cuidados seguros, respeitosos e de qualidade. Nesse sentido, foi com agrado que acolhemos a preocupação política da parte do grupo parlamentar Bloco de Esquerda Açores com a qualidade dos cuidados prestados às mulheres durante o seu parto na Região Autónoma dos Açores.

CDR/PS/cf