Dignificar a carreira de Enfermagem

Presidente do Governo dos Açores assume compromisso de dignificação da carreira dos Enfermeiros

• 18-06-2021

A Bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, reuniu-se esta quinta-feira com o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, que fez questão de louvar os Enfermeiros, em particular pela campanha de vacinação em massa que está a decorrer nas ilhas sem hospital, e comprometeu-se a dignificar a carreira de Enfermagem.

“Nesta fase de maior intensidade, temos beneficiado desta competência e desta dedicação. Quero deixar, por isso, um louvor aos Enfermeiros e às Enfermeiras”, declarou o presidente do Governo Regional, sublinhando o papel da Ordem dos Enfermeiros, a nível nacional e regional, junto destes profissionais.

"Estamos muito satisfeitos com esse compromisso e achamos que este caminho, que está a ser feito aqui nos Açores e na Madeira é aquele que deve ser feito em todo o país”, defendeu, por seu turno, a Bastonária, Ana Rita Cavaco, lembrando que o acordo terá de ser "fechado entre o Governo Regional dos Açores e os sindicatos" e que "terá de ser de uma forma faseada".

A Bastonária lembra ainda que este compromisso do Governo dos Açores  permitirá "corrigir uma injustiça", tal como o Governo Regional da Madeira já fez, mas o Continente "ainda não".

Em causa está o reposicionamento remuneratório em relação aos anos em que não progrediram na carreira.

Recorde-se que uma equipa de Enfermeiros criada pela secção regional dos Açores está até domingo, em conjunto com nove militares, a vacinar a população residente nas cinco ilhas dos Açores sem hospital.

GCI/rl