Especialidades em Enfermagem

Pedro Soares insiste no investimento urgente em Enfermeiros Especialistas

  • 19-05-2022

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, participou hoje na cerimónia de abertura das Jornadas de Enfermagem Cirúrgica dos Açores, bem como no debate “Especialidades em Enfermagem: Qual o impacto na Qualidade e Segurança dos cuidados?”.

 

Neste âmbito, Pedro Soares teve oportunidade de reiterar a “importância de criar nos Açores apoios à formação dos nossos novos Enfermeiros Especialistas, o que corresponderá claramente a um investimento em melhores cuidados, não devendo ser encarado como um custo”. Pedro Soares aproveitou ainda a ocasião para salientar a necessidade urgente das correções remuneratórias, entretanto já conversadas com a tutela.

 

Pedro Soares explicou que “melhorar o sistema regional de saúde passa inevitavelmente por um investimento no capital humano, nomeadamente nos Enfermeiros e na sua capacitação. São claros os ganhos para a saúde da nossa população com uma dotação de Enfermeiros Especialistas, nomeadamente melhorias na promoção da saúde, triagem e gestão de doenças crónicas e melhores deteções precoces juntos dos nossos utentes.”

 

O Presidente do Conselho Diretivo Regional teve ainda oportunidade de apresentar e debater a evidência que atesta esta importância: “Estudos demostram que aumentar o número de enfermeiros especialistas num serviço, diminui a taxa de mortalidade até 8%, assim como o tempo de internamento até 6%.”

CDR/PS/cf