Jornadas parlamentares CDS-PP Açores

Pedro Soares destaca papel que os Enfermeiros devem ter na construção do futuro do Sistema Regional de Saúde

• 16-09-2022

O Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, foi convidado a participar hoje, dia 16 de setembro, nas Jornadas Parlamentares do CDS-PP Açores, que decorrem na Ilha Terceira.

O Enfermeiro Pedro Soares teve a sua intervenção no âmbito da conferência “Saúde – Analisando o passado, preparando o futuro”. Nesta conferência moderada pelo Dr. José Lourenço e que contou com a presença do Dr. Artur Lima, participaram também a Dr.ª Cláudia Sousa e o Dr. Mário Freitas.

Na sequência do acontecimento, Pedro Soares salientou: “Vejo este momento como uma oportunidade para discutirmos a saúde nos Açores, e principalmente o papel que os Enfermeiros devem ter na construção do futuro do Sistema Regional de Saúde. Pude apresentar algumas das propostas estruturadas em objetivos estratégicos que iremos entregar em breve à tutela e que resultam de um trabalho de recolha e reflexão no terreno e que julgamos fulcrais, indo ao encontro das reais necessidades dos açorianos e dos profissionais de saúde.”

“Para que possamos promover a saúde e prevenir a doença, temos de rapidamente melhorar o acesso ao SRS, assim como a cobertura dos cuidados de saúde de proximidade, o acesso à rede hospitalar e a resposta à doença grave ou incurável. Pude ainda defender a necessidade de reforçar a política de recursos humanos e alertar para a necessidade da revisão do modelo atual da rede regional de cuidados continuados integrados e das estruturas residenciais para pessoas idosas.” explicou Pedro Soares.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional destaca a iniciativa deste grupo parlamentar e agradece o convite endereçado, referindo: “Não tenho dúvidas que o futuro do SRS passa pelos nossos Enfermeiros, e foi importante deixar a mensagem de que a saúde não se conquista com discursos, mas sim com a verdade e a vontade de trabalhar em conjunto em prol da nossa população.”

CDR/PS/cf