Enfermeiro de Família

Pedro Soares assinala implementação do Enfermeiro de Família como uma conquista determinante para a saúde dos Açorianos

• 27-11-2023

O Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, marcou hoje presença no Núcleo de Santa Bárbara em Angra do Heroísmo, no evento que assinala o início do projeto piloto do “Enfermeiro de Família”.

O evento contou com a ilustre presença da senhora Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, bem como da Direção Regional de Saúde e Unidade de Saúde da Ilha Terceira, e configura-se como um momento marcante que assinala o início da implementação de um projeto fortemente encetado pela Ordem dos Enfermeiros, num esforço conjunto com a tutela e as unidades de saúde.

Para o Presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores, “o lançamento do projeto piloto do Enfermeiro de Família nos Açores marca um passo significativo na promoção da saúde e bem-estar da população açoriana, que agora terá acesso a um modelo de cuidados de saúde preventivos e proativos de forma organizada. Este modelo de cuidados de saúde inovador coloca os enfermeiros no centro do atendimento, proporcionando uma abordagem mais personalizada e holística, que certamente beneficiará as comunidades locais.”

Pedro Soares explicou que “a implementação do Enfermeiro de Família nos Açores reflete um compromisso claro da Ordem dos Enfermeiros com a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. Ao fortalecer o papel dos enfermeiros na prestação de cuidados, este projeto não apenas otimiza o acesso aos serviços, mas também fortalece a relação terapêutica entre profissionais de saúde e utentes, promovendo uma relação ainda mais próxima e de confiança, graças à gestão integrada de casos.”

“Penso que este é um passo para a construção de um Sistema Regional de Saúde mais resiliente e eficaz, sempre em prol dos Açorianos”, concluiu Pedro Soares.