IV Congresso Regional do Sul

Pedro Soares apresenta exemplo dos Açores em painel nacional sobre liderança em saúde

• 07-12-2022

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, foi convidado a participar na mesa redonda “Liderar em Saúde”, no IV Congresso Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, que decorre em Santarém.

Esta intervenção, intitulada “Liderar em Situação de Exceção: o Exemplo dos Açores”, ocorreu ontem, dia 6 de dezembro, num painel composto, também, por Generosa Nascimento (ISCTE) e Miguel Veríssimo (Hospital da Luz Setúbal), com moderação de Francisco Vaz.

Neste âmbito, o Enfermeiro Pedro Soares teve oportunidade de se focar particularmente nas soluções encontradas pela Secção Regional dos Açores e pelos Enfermeiros da região, com vista a enfrentar os desafios impostos pela pandemia no nosso contexto arquipelágico. Foi dado especial destaque à bolsa criada por esta Secção, às campanhas de sensibilização e literacia em saúde dirigidas à população, bem como à designada Operação Periferia, enquanto exemplos de um adequado planeamento e de uma gestão estratégica eficaz.

Para além do interesse que esta apresentação despertou na plateia presente, destaca-se o surgimento da um convite dirigido à Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, com vista a que esta atuação regional possa vir a ser refletida num case study académico.

A Ordem dos Enfermeiros dos Açores agradece o convite endereçado pela Secção Regional Sul, na pessoa do seu Presidente, Enfermeiro Sérgio Branco, e elogia a respetiva equipa pela organização deste notável Congresso.

CDR/PS/cf