SRRAA-OE

Pedro Soares apresenta conferência em seminário da ESS - Universidade dos Açores

• 15-10-2022

O Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, foi convidado a intervir ontem, dia 14 de outubro, como orador da conferência intitulada “Regulamento do Exercício de Direito à Objecção de Consciência”.

Esta conferência integrou-se na 6.ª edição do Seminário de Ética em Saúde e Gestão e Liderança dos Serviços de Saúde, na Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo.

No âmbito deste evento, o Presidente do Conselho Direito salientou que “o futuro passa por estes momentos de partilha, sendo que esse mesmo futuro encerra desafios próprios para a profissão e para a sociedade açoriana, onde na saúde, cada vez mais, a nossa população reclama por respostas proficientes para as suas necessidades em saúde."

Pedro Soares destacou, ainda: "Refletimos, em conjunto, acerca dos valores éticos e sobre a forma como estes são por nós Enfermeiros entendidos como importantes na relação com o ‘outro’, porque, de facto, a Deontologia capacita o Enfermeiro a estar junto do ‘outro’ com um significado diferenciado."

"Partimos para este momento com base numa premissa inicial de que devemos olhar para a nossa Deontologia profissional e toda a sua envolvência, como um direito no exercício do dever, sendo fundamental começarmos na academia toda esta reflexão, por ser a base da construção individual de cada Enfermeiro!", concluiu Pedro Soares.

CDR/PS/cf