Jornadas parlamentares PS/Açores

Participação do Presidente do Conselho Diretivo Regional em painel sobre Serviço Regional de Saúde e COVID-19

  • 08-04-2021

O Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi convidado a participar, no passado dia 7 de abril, nas Jornadas Parlamentares do PS/Açores dedicadas ao Plano e Orçamento 2021, que decorrem na Ilha Terceira.


O Enfermeiro Pedro Soares teve a sua intervenção no âmbito de um painel dedicado à temática do Serviço Regional de Saúde e COVID-19. Neste painel moderado pelo senhor deputado e Enfermeiro Tiago Lopes, que teve como orador o Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, participaram ainda o Provedor do Utente, a senhora Presidente da Ordem dos Médicos e o Presidente do Centro de Oncologia dos Açores.


Na sequência do acontecimento, Pedro Soares salientou que “esta foi uma oportunidade de, perante o grupo parlamentar do PS, voltar a defender justiça para os Enfermeiros, defender que se corrija com urgência tudo o que urge ser corrigido, tendo sido dados alguns exemplos aos senhores deputados. No fim, pude lançar o desafio de juntos colaborarem, dentro das suas funções, para que a Enfermagem nos Açores tenha futuro.”


“Este é um caminho que passa exclusivamente pela participação séria por parte dos vários intervenientes, pelo que foi com agrado que aceitámos o convite do grupo parlamentar do PS/Açores. Tratou-se de um momento de partilha e de reflexão sobre várias questões que preocupam a Enfermagem Açoriana. Na minha apresentação pude expor algumas das verdadeiras falácias que consideramos existir, defender a necessidade de uma comunicação eficaz em tempo COVID-19 atendendo ao problema da iliteracia em saúde nos Açores e, por fim, expor a realidade da Enfermagem Açoriana”, explicou Pedro Soares.


O Presidente do Conselho Diretivo Regional destaca a iniciativa deste grupo parlamentar e agradece o convite endereçado, referindo: “Saio agradado pelo momento que aconteceu, com a certeza de que ficaram criadas pontes para um diálogo mais próximo e profícuo!”

CDR/PS/cf