Pensar Saúde

30 OUT | Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

  • 30-10-2020

A celebração do Dia Nacional para a Prevenção do Cancro da Mama assinala-se no dia 30 de Outubro, precedendo-se a este dia a comemoração do Dia Mundial da Saúde da Mama a 15 de Outubro, tornando-se este mês como o mês dedicado à saúde da mama e daí ter ficado conhecido, através da ação de sensibilização da Liga Portuguesa contra o Cancro, como o “Outubro Rosa”. A comemoração desta data tem como principal objetivo aumentar a sensibilização da população sobre a importância do rastreio preventivo e do diagnóstico precoce.

 

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.

 

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 6000 novos casos de cancro da mama por ano e segundo o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (2014)[1] os dados de 2012 revelam que 1663 mulheres morreram vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

 

Os enfermeiros constituem um dos grupos profissionais com maior responsabilidade, competência e capacidade de intervenção ao nível da promoção e da educação para a saúde, bem como da prevenção da doença, junto da comunidade onde exercem a sua actividade profissional. A sensibilização da população, sobretudo feminina, sobre a importância da redução dos fatores de risco (obesidade, tabagismo, ingestão bebidas alcoólicas entre outros) sustentando a adoção de estilos de vida saudáveis, bem como a orientação para a realização do auto-exame da mama, são ações de enfermagem que sustentam a importância de uma vigilância e deteção precoce de alterações morfológicas que possam der detetadas e encaminhadas para rastreios.

 

[1] https://www.dgs.pt/estatisticas-de-saude/estatisticas-de-saude/publicacoes/portugal-doencas-oncologicas-em-numeros-2014-pdf.aspx

 

Vânia Gonçalves

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação

Vogal do Conselho de Enfermagem

Secção Regional da Região Autónoma dos Açores

Ordem dos Enfermeiros

 

 

CER/VG/rl