HDES

Ordem dos Enfermeiros em reunião com Secretária da Saúde, Ordem dos Médicos e Administração do HDES

  • 07-06-2024

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) foi convidada pela senhora Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Doutora Mónica Seidi, para reunir hoje, dia 7 de junho, no Palácio da Conceição em Ponta Delgada.

 

Esta reunião, que contou igualmente com a participação da Ordem dos Médicos e da Administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), teve como objetivo dar a conhecer o ponto de situação na sequência do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, bem como auscultar as expetativas dos profissionais de saúde.

 

Para o Presidente da SRRAAOE, Pedro Soares, “foi importante debatermos o estado atual dos cuidados, nomeadamente após o incidente no HDES. Pudemos deixar claro o esforço hercúleo das nossas equipas de Enfermagem nas diversas instituições para onde foram deslocalizados, para além da adaptação que foi necessário fazer nas novas rotinas. Mesmo assim, mantiveram cuidados de qualidade e segurança, apesar de todas as adversidades. De realçar ainda o enorme espírito de entreajuda entre todos, para que o Sistema Regional de Saúde continue a dar resposta à nossa população.”

 

Pedro Soares referiu, ainda, que “apesar das difíceis circunstâncias, esta é a oportunidade de fazermos renascer um “novo” HDES. Tenhamos a consciência que isto não acontece de um dia para o outro, e estes são tempos de planeamento exigente e muito bem ponderado. Quero crer que o hospital modular será sem dúvida uma ajuda preciosa para reunir cuidados num único sitio, enquanto estiverem a decorrer as obras de maior envergadura. Efetivamente, e como por diversas vezes constatámos, o edifício atual estava desatualizada, com necessidade de obras de fundo, situação que agora passa a oportunidade.”

 

“Temos estado em contacto frequente com os Enfermeiros no terreno, e claramente nota-se algum cansaço dadas as condições possíveis para o atendimento. No entanto, todos entendemos que este momento é muito exigente para o SRS. Mais uma vez, e como sempre, os Enfermeiros disseram presente!”, afirmou Pedro Soares.