Ordem no Terreno

Ordem visita Ilha de São Jorge e destaca resiliência dos Enfermeiros

• 08-03-2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros realizou uma deslocação de dois dias à Ilha de São Jorge, com vista a visitar diversas instituições onde são prestados cuidados de Enfermagem, tendo assim oportunidade de reunir pessoalmente com as equipas e com os respetivos responsáveis.

No dia 7 de março ocorreu uma visita ao Centro de Saúde das Velas, no âmbito da qual houve uma reunião com o respetivo Conselho de Administração e um encontro com os profissionais da instituição. Já no dia 8, realizou-se reunião e visita ao Centro de Saúde da Calheta e, posteriormente, à Casa de Repouso João Inácio de Sousa.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, destacou: “Era fundamental voltar a estar com os colegas de São Jorge, especialmente depois da nossa denúncia pública sobre as condições estruturais deploráveis do edifício do Centro de Saúde das Velas. Mais de um ano depois, foi importante ver que as obras arrancaram com um planeamento que julgamos eficaz, dando-nos garantias de que, dentro de um ano e meio, tanto os velenses como os nossos enfermeiros terão melhores condições.”

Pedro Soares explicou que “alguns dos temas que discutimos tanto com o Conselho de Administração como com os colegas, passaram pela urgente criação de apoios à fixação de enfermeiros nestas ilhas mais pequenas, a regulamentação eficaz do transporte inter-ilhas de utentes, a modernização dos equipamentos de apoio ao desempenho das funções dos enfermeiros, a necessidade de apoio à formação pós base à semelhança do que acontecia há alguns anos, entre outros aspetos determinantes para assegurar cuidados de qualidade.”

“Podemos dizer que esta visita ao terreno foi um sucesso, na medida em que conseguimos conversar com praticamente toda a equipa de Enfermagem da Unidade de Saúde Ilha de São Jorge. Fico muito agradecido e sensibilizado pela adesão dos colegas aos momentos que organizámos para reunir, este é o sentimento de união e construção que sempre defendemos e hoje vemos os seus frutos no terreno.”

“Tivemos ainda oportunidade de conversar com alguns colegas dos Lares, embora por circunstâncias pandémicas não nos tenha sido possível aprofundar a visita, situação que será compensada em breve. Ainda assim, ouvimos as grandes dificuldades destas equipas, sendo que a equiparação salarial e a falta de Enfermeiros são preocupações comuns e acerca das quais não iremos descansar até vermos avanços concretos.”

“Saímos muito satisfeitos desta deslocação a São Jorge, enaltecendo a resiliência e o trabalho destas equipas de enfermagem numa realidade dura, mas que em tempo algum os fez baixar os braços, continuando todos os dias ao lado da nossa população, com um profissionalismo exigente. A Enfermagem de São Jorge está de parabéns e sabe que conta com a sua Ordem ao seu lado!”, concluiu Pedro Soares.

CDR/PS/cf