HSEIT

Ordem visita Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira

• 24-02-2022

No âmbito da sua deslocação à Ilha Terceira, o Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros visitou hoje, dia 24 de fevereiro, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT). A Ordem teve, assim, oportunidade de acolher o convite que lhe foi endereçado no sentido de reunir com a Direção de Enfermagem e com a Comissão de Enfermagem, tendo ainda oportunidade de apresentar os seus cumprimentos ao Conselho de Administração do HSEIT.

À saída deste encontro, o Enfermeiro Pedro Soares, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem, salientou que “é através da criação de pontes de entendimento que podemos fazer um trabalho importante pela Enfermagem e pelos cuidados que prestamos à nossa população. Nesta reunião, conseguimos ter um contato direto com os chefes e com os responsáveis de todos os serviços do hospital, bem como com a Direção de Enfermagem, e discutimos abertamente várias questões fundamentais com vista a uma Enfermagem mais eficiente.”

Pedro Soares explicou ainda: “Esta reunião partiu de um convite por parte do senhor Enfermeiro Diretor do HSEIT, que aceitámos prontamente e com todo o interesse. Foi uma ótima oportunidade para estarmos com os gestores de todas as equipas dos diversos serviços. Falarmos todos a uma só voz sempre foi o nosso objetivo, e estar ao lado das equipas é o nosso apanágio, pelo que hoje cumprimos mais uma vez esse posicionamento.”

Pedro Soares deixou ainda alguns alertas, reconhecendo os esforços já aplicados: “Este hospital tem efetivamente carência de recursos humanos, embora tenha havido um claro esforço para reforçar as equipas na medida do que é atualmente possível. Notamos também que, em termos de equipamentos, há investimento a ser realizado, pelo que as perspetivas futuras são boas, dependendo naturalmente de uma gestão eficiente de todos os recursos. Em todo o caso, saímos daqui hoje confiantes nas capacidades destes nossos colegas gestores para atingir os objetivos a que se propõem.”

CDR/PS/cf