Ordem visita centro avançado de vacinação em Angra do Heroísmo

• 15-03-2021

A Ordem dos Enfermeiros deslocou-se hoje, dia 15 de março, ao posto avançado de vacinação da Unidade de Saúde da Ilha Terceira em Angra do Heroísmo. No local, em representação da Secção Regional dos Açores, estiveram presentes os Enfermeiros Pedro Soares, Catarina Freitas e Bruno Pimentel.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional faz uma apreciação positiva deste posto de vacinação, referindo: “Estamos perante condições que me parecem equilibradas, numa readaptação do espaço por ora disponível na Ilha Terceira que, graças a um adequado trabalho de organização, incute confiança no sucesso da vacinação da nossa população, com todas as condições de segurança exigíveis.”

No que diz respeito ao processo de vacinação na região, o Enfermeiro Pedro Soares esclareceu que “tendo em conta que as medidas de intervenção nos Açores são regionalizadas e programadas de forma diferente do continente português, o processo continua a correr bem, mas claramente limitado pela escassez de vacinas que nos fazem chegar. Estamos a vacinar a passo de caracol por culpa da política europeia de atribuição de vacinas. Preocupa-me que, a nível de regiões portuguesas, os Açores não sendo a pior tenham vacinado apenas 8% da população com pelo menos 1 dose. Acrescentando a isto o débil Sistema Regional de Saúde que possuímos, não podemos aceitar continuar apenas a este ritmo.”

À margem desta visita, Pedro Soares aproveitou ainda para deixar um alerta à população: “Corremos vários riscos, nomeadamente o risco do relaxamento e do facilitismo por parte da população, risco das novas variantes sobretudo da variante inglesa que é muito perigosa em termos de contágio e depois temos o risco do aumento do turismo em larga escala com entrada de muita gente nos Açores de diversos pontos do mundo. Ainda não é tempo de respirarmos de alívio, ainda há muito a fazer para protegermos os Açores e os Açorianos.”

CDR/PS/cf/rl