Saúde Mental dos Açores

Ordem reivindica papel dos Enfermeiros no Plano Regional de Saúde Mental

  • 03-03-2023

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, foi convidado a participar na sessão de “Auscultação Pública do Plano Regional de Saúde Mental dos Açores”.

 

Esta sessão ocorreu hoje, dia 3 de março, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, contando com a presença de diversos intervenientes que foram, assim, convidados a dar o seu contributo nesta matéria.

 

Para Pedro Soares, “esta foi uma oportunidade fundamental para, junto dos membros da Estrutura de Saúde Mental dos Açores, responsáveis pela elaboração do plano, deixar bem claro que, objetivamente, e tendo em conta todo o trabalho já em desenvolvimento no terreno pelos Enfermeiros nos últimos anos, este plano revela-se pouco ambicioso no que à Enfermagem diz respeito.”

 

“Pudemos colocar em cima da mesa várias preocupações nesta matéria, nomeadamente a importância dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e as suas competências específicas. Referimos o trabalho já feito a nível da saúde escolar e alertamos que, mais que criar uma nova categoria de técnicos de intervenção, deverão ser dadas condições às equipas já existentes para evitar sobreposição de papéis. Destaca-se ainda a interoperabilidade entre a saúde mental e as funções inerentes ao papel do Enfermeiro de Família, entre outras questões a ter em conta”, concluiu Pedro Soares.

CDR/PS/cf