Encontro com tutela e sindicatos

Ordem reconhece avanços mas apela à conclusão urgente do processo

  • 12-01-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros foi novamente convidada a reunir com o senhor Secretário Regional da Saúde e Desporto, com vista a debater as questões ainda em aberto acerca das carreiras de enfermagem nos Açores.

 

Esta nova reunião ocorreu hoje, dia 12 de janeiro, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Para além da Ordem dos Enfermeiros, este encontro contou igualmente com a presença de representantes dos sindicatos, bem como de elementos da Direção Regional da Organização, Planeamento e Emprego Público.

 

Neste âmbito, foi possível abordar temas como a contagem de pontos nos anos 2020 e 2021 para os Enfermeiros em CTFP, incentivos à fixação, valorização dos especialistas, contagem de tempo independentemente dos vínculos, entre outros.

 

À saída do encontro, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, destacou: “Todos temos noção de que corrigir mais de vinte anos da vida profissional dos nossos Enfermeiros é uma tarefa hercúlea. Sabíamos desde o início que seria um trabalho muito exigente. Chegámos a um ponto desta maratona de trabalhos onde é necessário percorrer etapas que têm timings próprios, sendo que foi importante perceber que os envolvidos estão concentrados na resolução de todas as temáticas identificadas.”

 

Pedro Soares acrescentou, ainda, que “para que possamos acelerar este processo que se iniciou em agosto de 2021, é fundamental todos os envolvidos darem o seu contributo, ou as palmas que foram oferecidas durante a pandemia não soarão a outra coisa que não seja hipocrisia, e não creio que tenha sido essa a intenção.”

 

“Os avanços são notórios nas diversas temáticas, é preciso mais um esforço? É, de todos! Mas estamos e estaremos atentos, ou cuidamos dos Enfermeiros ou teremos graves problemas com a falta deste recurso muito em breve. Os Enfermeiros não merecem e a nossa população também não!”, concluiu Pedro Soares.

 

A Ordem tem vindo a dar o seu contributo de forma recorrente ao longo dos últimos meses, com vista a garantir que estes processos decorrem com foco na essencial dignificação dos profissionais, com vista a garantir que estes possam assegurar os melhores cuidados à nossa população.

 

Recorde-se, ainda, que em setembro passado a Ordem submeteu à tutela as suas propostas concretas no que confere aos incentivos a criar para a fixação de Enfermeiros, tema que voltou a ser abordado no âmbito do encontro de hoje. A Secção Regional recomendou, também, em dezembro, a adaptação à região do acordo nacional no que confere o direito ao tempo de serviço, independentemente do vínculo/instituição, tendo esta recomendação sido acatada.

CDR/PS/cf