SRRAAOE

Ordem dos Enfermeiros recebe candidatos da coligação PSD/CDS/PPM

• 01-02-2024

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) recebeu em reunião alguns candidatos da coligação PSD/CDS/PPM à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Esta reunião, que surgiu por iniciativa da coligação PSD/CDS/PPM, contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, bem como do respetivo Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Enfermeiro Tiago Luz Almeida, que tiveram oportunidade de abordar diversos temas prementes do ponto de vista da Ordem.

Reforçou-se a necessidade de assegurar a conclusão do processo de reposicionamento de carreiras, assinalando-se os esforços exercidos pela região nesta matéria e aos quais deverá ser dada a devida continuidade. Também o projeto do Enfermeiro de Família foi referido como um exemplo de sucesso a nível nacional, e cuja adequada implementação é fundamental.

Foi dado destaque à situação dos enfermeiros das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, reforçando-se a importância destas estruturas e dos cuidados nelas prestados. Apelou-se a uma revisão dos modelos em vigor, e até mesmo dos principais indicadores avaliados, numa ótica de sustentabilidade e de melhoria da qualidade dos cuidados prestados à população. Foi, ainda, dada nota da importância de se investir na melhoria dos Sistemas de Informação em Saúde.

Abordou-se a necessidade de um maior investimento na formação de Enfermeiros nos Açores, bem como a importância da Idoneidade Formativa, reiterando-se, novamente, a urgência da criação de apoios à fixação de enfermeiros.

Na sequência do encontro, Pedro Soares destacou: "Ficou claro que há uma preocupação com a classe e que há intenção de cumprir com celeridade o acordado com os enfermeiros, e isso deixa-nos satisfeitos. Para além disso, foi possível projetar no futuro próximo outras situações que carecem de correção e cuja resolução foi interrompida. Estes temas estão claramente identificados, esperando-se que possam ser resolvidos com brevidade."

"Pudemos ainda defender estratégias concertadas, que deverão ter como foco a defesa intransigente de cuidados de qualidade à população açoriana, o desenvolvimento do Sistema Regional de Saúde e a valorização da saúde em todas as ilhas de forma homogénea”, reforçou Pedro Soares.

A SRRAAOE reitera o seu agradecimento à coligação PSD/CDS/PPM, bem como àqueles partidos que tomaram a iniciativa de procurar a Ordem para auscultar as efetivas problemáticas da enfermagem açoriana.