Ordem no Terreno

Ordem prossegue no terreno com visitas a Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

• 23-06-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) tem prosseguido o seu plano de deslocações às diversas instituições da região no âmbito do projeto ‘Ordem no Terreno’, contemplando visitas a Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Neste âmbito, a SRRAAOE visitou esta semana o Lar Recolhimento Jesus Maria José (Mónicas) em Angra do Heroísmo, onde teve oportunidade de reunir com o Coordenador de Enfermagem e respetiva equipa, bem como visitar as instalações desta ERPI.

O Presidente da SRRAAOE, Enfermeiro Pedro Soares, alertou, no seguimento desta visita: “Infelizmente ainda encontramos situações de desinvestimento nas equipas de Enfermagem, um capital humano fundamental no cuidar dos seus utentes. Nos tempos que correm, não se compreende que sejam aplicadas medidas avulso sobre as equipas com consequências que poderão chegar inclusive à perda irreparável de elementos e de qualidade nos cuidados.”

“Os saneamentos financeiros destas instituições não podem resultar quando não existe estratégia, ou quando ignoram os seus recursos humanos mais fundamentais. Iremos nos próximos dias intervir junto de quem de direito!", acrescentou Pedro Soares.

CDR/PS/cf