Ordem no Terreno

Ordem iniciou visitas em São Miguel e já detetou oportunidades de melhoria

• 07-06-2023

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros prossegue com a realização de visitas às instituições das diversas ilhas, no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno”, tendo realizado uma série de atividades ao longo desta semana na Ilha de São Miguel.

No dia 5 de junho ocorreu a visita à Unidade de Saúde de Rabo de Peixe, contemplando reunião com Enfermeira Diretora e responsável da unidade, bem como visita às instalações. Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Pedro Soares, “é de salientar que estes 14 enfermeiros fazem um trabalho excecional junto de mais de 10 mil utentes, ficando claro cada vez mais que a implementação do Enfermeiro de Família é uma necessidade urgente para uma reorganização dos cuidados a oferecer e, assim, por exemplo, apostarmos em programas de literacia em saúde. Com a equipa atual, conseguem fazer o básico quando, com alguns ajustes, têm todas as competências para aumentar a oferta à população.”

No dia 6 de junho, realizou-se visita à Clínica do Bom Jesus, tendo lugar uma sessão de apresentação de cumprimentos institucionais, reunião com enfermeira responsável e visita às instalações da clínica. Para Pedro Soares, “ficou evidente a importância de refletir, numa região como a nossa com baixos recursos a diversos níveis, acerca de uma eficaz interoperabilidade entre as instituições públicas e privadas, e isto pudemos defender no âmbito desta visita. O foco tem de ser sempre o melhor para os nossos utentes, sendo que esta complementaridade deverá ser tida seriamente em conta.”

A 7 de junho, a Ordem realizou visita à Casa de Saúde de São Miguel, contemplando uma sessão de apresentação de cumprimentos institucionais, reunião com Enfermeiro Diretor, bem como com a respetiva equipa de enfermagem e, por fim, visita às instalações. Pedro Soares alerta que “o subfinanciamento das diárias é para a Casa de Saúde de São Miguel um fator preponderante em toda a operação assistencial, e com claras consequências na contratação de mais Enfermeiros, uma necessidade atual numa instituição que presta um papel fulcral na nossa sociedade. Para a dimensão estrutural, ficou claro que com uma equipa mais robusta os cuidados serão ainda melhores. Pelo que vamos percebendo, esta é uma ainda uma área que alguns posicionam como sendo o ‘parente pobre’ da saúde, e tal não pode acontecer.”

Numa apreciação global a estas visitas, o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem nos Açores, reforça: “Estamos a constatar no terreno, aquela que é uma das nossas grandes preocupações, a necessidade efetiva de apostar na formação de novos Enfermeiros para precaver a sustentabilidade futura dos cuidados. Estamos a formar atualmente o mesmo número de Enfermeiros que anualmente terminam a carreira e isto exige uma reflexão e planeamento urgente!”

Ao longo deste mês e do próximo, a Ordem dos Enfermeiros irá dar continuidade às visitas na Ilha de São Miguel.

CDR/PS/cf