Ordem no Terreno

Ordem identifica necessidades prementes na Ilha do Pico

• 25-02-2023

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) realizou uma série de atividades de particular importância na Ilha do Pico, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, inseridas na sua iniciativa “Ordem no Terreno”.

O Centro de Saúde das Lajes foi o primeiro ponto de paragem da comitiva composta por vários elementos dos órgãos da SRRAAOE. Aqui, foi possível conhecer as atuais instalações, reunir com o Enfermeiro Diretor e dialogar com elementos da equipa. Para o Presidente do Conselho Diretivo Regional, enfermeiro Pedro Soares, “não se pode continuar por muito mais tempo nas instalações provisórias. Estas condições são extremamente difíceis e desmotivantes para um cuidar com qualidade à população local”.

Na visita realizada ao Centro de Saúde São Roque, a comitiva reuniu com a Enfermeira Diretora e com vários elementos da equipa e visitou as instalações. O enfermeiro Pedro Soares referiu que “mais uma vez viemos encontrar a necessidade de reforçar a equipa com mais enfermeiros, à semelhança dos outros Centros de Saúde da Ilha do Pico. Mas mesmo assim a equipa dá o seu melhor com o que tem.”

Seguiu-se a visita à Santa Casa da Misericórdia da Madalena, onde foi possível reunir com o senhor Provedor, com a enfermeira da instituição e com a respetiva direção técnica, seguindo-se uma visita às instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Pedro Soares considera que “se por um lado foi muito positivo observar que a maior parte das sugestões que a Ordem tinha feito na última visita foram atendidas, grave é ter neste momento apenas 1 enfermeiro para 87 utentes, quando já foram 6. Isto porque não há enfermeiros para contratar.”

Por fim, ocorreu a visita ao Centro de Saúde da Madalena, onde a comitiva foi recebida pela senhora Presidente e pela Vogal Enfermeira do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico. Realizou-se uma reunião com a senhora Enfermeira Diretora do Centro de Saúde e proporcionou-se uma sessão para esclarecimento de dúvidas da equipa.

Numa apreciação global desta deslocação à Ilha do Pico, o Presidente do Conselho Diretivo Regional afirmou que encontrou “bons cuidados de enfermagem à custa de uma equipa competente, que mesmo com a falta de 63 enfermeiros pelos 3 Centros de Saúde, estes tentam todos os dias prestar os melhores cuidados possíveis. Obviamente não conseguem mais porque é impossível nestas condições de falta de pessoal e, no caso muito específico, da estrutura imprópria do Centro de Saúde das Lajes. É fundamental e urgente a publicação dos incentivos à fixação de Enfermeiros!”

Ao longo destes dias decorreram reuniões descentralizadas dos órgãos que compõem a SRRAAOE. Realizou-se também a Assembleia Regional Ordinária da SRRAAOE no Auditório da Madalena, a última deste mandato e a primeira alguma vez realizada pela Ordem dos Enfermeiros na Ilha do Pico, indo ao encontro do compromisso de descentralização assumido. Nesta Assembleia foram aprovados por unanimidade todos os documentos submetidos à apreciação dos Enfermeiros dos Açores, confirmando o rigor e a confiança no trabalho desempenhado pela SRRAAOE.

A próxima atividade no âmbito da iniciativa “Ordem no Terreno” irá ocorrer já no mês de março, entre os dias 7 e 9, com a deslocação de uma comitiva da SRRAAOE à Ilha do Faial.

CDR/PS/cf