Vacinação COVID-19

Ordem enaltece trabalho dos Enfermeiros Açorianos na operação de vacinação em massa

• 21-06-2021

Depois de concluída a sua missão na Ilha do Pico, onde ao longo de 3 dias mais de 1500 pessoas aderiram à vacinação contra à COVID-19, a Ordem dos Enfermeiros faz uma apreciação muito positivo da operação “Periferia”.

O Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, enalteceu hoje que “graças à entrega e união das equipas envolvidas nesta operação, conseguimos superar todas as expetativas iniciais. Ao longo destes 15 dias percorremos juntos 5 ilhas e inoculámos, no total, mais de 7300 pessoas.”

Pedro Soares aproveitou ainda para afirmar: “Há-que reconhecer com muito orgulho as competências e a resiliência que os nossos Enfermeiros dos Açores têm demonstrado, não só nesta operação de vacinação como ao longo de toda a pandemia em que têm sido sujeitos a desafios constantes, sem nunca baixar os braços!”

Para o Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros é importante que se reconheça a ajuda fundamental que a região recebeu, destacando o assinalável reforço de vacinas e o apoio da equipa militar destacada para a operação: “Todos os recursos foram fundamentais para o sucesso desta operação e o resultado está à vista. É este o resultado de trabalharmos juntos pelo bem de todos.”

Pedro Soares elogia ainda a forte adesão e recetividade da população, o que também reflete o mérito dos profissionais que historicamente têm tido um papel pedagógico fundamental no que à vacinação diz respeito.

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros destacou elementos da sua equipa que acompanharam e participaram ativamente na vacinação nas diversas ilhas desde o primeiro momento. A Secção Regional dos Açores está já envolvida no planeamento da segunda ronda de vacinação, que será assegurada em articulação com as diversas unidades de saúde de ilha.

CDR/PS/cf/rl