Incentivos à fixação

Ordem emite pronúncia sobre incentivos à fixação de Enfermeiros na região

• 28-07-2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros dirigiu hoje à Secretaria Regional da Saúde os seus contributos para a criação do Decreto Regulamentar Regional que define os incentivos à fixação de enfermeiros na região.

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros havia sido auscultada, no sentido de dar os seus contributos nesta matéria, tendo agora elencado todos os aspetos que, do seu ponto de vista, são fulcrais e que contribuirão para uma mais eficaz captação e manutenção de profissionais nas 9 ilhas do arquipélago.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem, Enfermeiro Pedro Soares, destacou, a este propósito: “Congratulamo-nos com o avanço nesta questão que temos vindo a defender desde o início deste mandato como sendo essencial na construção de um sistema regional de saúde mais seguro e com cuidados de saúde equilibrados entre as diversas ilhas no que às dotações seguras diz respeito. Este é um passo no combate à desertificação profissional das nossas ilhas.”

O Enfermeiro Pedro Soares salientou, ainda: “Atentos ao fator arquipelágico, com as diferenças que caracterizam cada ilha, nomeadamente ao nível de condições de vida e de trabalho, bem como em termos de acesso a serviços e cuidados, outra não pode ser a opção que a de garantir a existência de incentivos à fixação de profissionais de saúde qualificados.”

“Este é um passo importante para a Enfermagem Regional, numa caminhada fundamental para cuidados de futuro de qualidade à nossa população!”, afirmou Pedro Soares.

No seguimento do ofício hoje emanado pela Ordem, conta-se que em breve ocorra nova reunião entre as entidades envolvidas no tema, no sentido de rapidamente se concretizar este passo determinante.

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros volta, assim, a assinalar a importância de lhe ser dada a oportunidade de intervir com os seus contributos nestes processos, com foco na dignificação da profissão e na melhoria dos cuidados prestados à nossa população.

CDR/PS/cf