Ordem no Terreno

Ordem dos Enfermeiros visita Ilha do Faial e acompanha vacinação

• 12-08-2021

A Ordem dos Enfermeiros dos Açores deslocou-se esta semana à Ilha do Faial, onde teve oportunidade de visitar o Hospital da Horta e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial (USIF). Esta deslocação, realizada pelo Enfermeiro Pedro Soares e pelo Enfermeiro Fernando Felgueiras, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, permitiu contactar com os profissionais destas instituições, bem como acompanhar os processos de vacinação e de testagem que se encontram a decorrer.

Na visita ao centro de vacinação, que ocorreu ontem dia 11, os elementos da Ordem dos Enfermeiros dos Açores foram acompanhados pela senhora Presidente do Conselho de Administração da USIF, Dr.ª Teresa Ribeiro. Houve depois oportunidade de reunir com a Enfermeira-chefe Conceição Santos na USIF, em representação da respetiva Enfermeira Diretora. A propósito da vista a esta instituição, o Enfermeiro Pedro Soares destacou: “A reunião com a senhora Enfermeira-chefe Conceição Santos revestiu-se de grande importância. Foi possível discutir a fundo muitas questões que preocupam a Enfermagem da instituição e deixar bem patente a disponibilidade de ambas as partes para realizar um trabalho de proximidade. Trata-se de uma instituição com necessidades de recursos humanos para a qual é muitas vezes difícil captar novos Enfermeiros, pelo que atestámos mais uma vez que é fundamental criar-se condições de apoio à fixação destes profissionais. Saliento o excelente trabalho feito em termos de combate pandémico, com uma excelente organização no que respeita à vacinação, bem como nas testagens. Recorde-se que estas equipas tiveram de assegurar as testagens em várias frentes, inclusive na Marina da Horta onde o tráfego é intenso.”

No dia anterior realizou-se uma visita ao Hospital da Horta, onde a Ordem dos Enfermeiros reuniu com a Enfermeira Diretora Cristina Abrantes, com quem foi possível discutir assuntos transversais à Enfermagem da instituição, nomeadamente as dotações seguras, a necessidade de contratação de Enfermeiros, e outras questões específicas relacionadas com o dia a dia dos Enfermeiros desta instituição. O Enfermeiro Pedro Soares destacou a importância deste encontro e explicou que “tendo havido alterações na Direção de Enfermagem, havia da nossa parte a necessidade de estabelecer pontes de entendimento com a nova direção, para auscultar as suas necessidades e colocar em cima da mesa algumas das preocupações da Ordem dos Enfermeiros específicas sobre o Hospital. Acima de tudo, quis-se cimentar uma ponte de entendimento para um trabalho futuro conjunto. Devo salientar a abertura com que fomos recebidos por parte da senhora Enfermeira Diretora Cristina Abrantes, o que desde já agradecemos.”

No final da deslocação à Ilha do Faial, Pedro Soares fez um balanço daquilo que encontrou no terreno: “Esta era a paragem que nos faltava para fecharmos um ciclo de proximidade no que se refere aos centros de vacinação da região. Pudemos perceber o excelente trabalho que foi feito pela equipa de Enfermagem da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, que com poucos recursos humanos conseguiu atingir os números conhecidos de vacinação. Para além de toda a organização inerente ao processo, destacamos o espaço criado para a vacinação em massa que aqui aconteceu. É também de assinalar o apoio prestado pelo Hospital da Horta, em especial pelos Enfermeiros que se prontificaram a ajudar em todo este processo. Ficámos muito satisfeitos por ver na primeira pessoa aquilo que já esperávamos: um trabalho de excelência dos colegas do Faial!”

CDR/PS/cf/rl