Enfermeiro de Família

Ordem dos Enfermeiros participa na Comissão de Assuntos Sociais

• 13-04-2021

O Presidente do Conselho Diretivo Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Pedro Soares, foi convidado a participar hoje na Comissão Especializada Permanente de Assunto Sociais com vista à apreciação do Projeto de Decreto Legislativo Regional que cria o Enfermeiro de Família no Serviço Regional de Saúde.

Na sequência da sua participação, o Enfermeiro Pedro Soares destacou: “Foi muito importante participar nesta audição, já que a elaboração de qualquer legislação que diga respeito à profissão de enfermagem é uma atribuição da Ordem dos Enfermeiros. É salutar a iniciativa do Grupo Parlamentar do CDS-PP, assim como a demonstração pública de apoio a esta iniciativa por parte dos restantes partidos que compõem o Governo, que julgo até que, de uma forma geral, terá nesta matéria o apoio de todas as forças políticas. Estamos a falar de melhorar os cuidados de saúde primários oferecidos à nossa população, assim como de criar melhores condições em termos de organização para os Enfermeiros, com todas as consequências positivas que daí advêm.”

“Hoje demos mais um passo, mas continuaremos a trabalhar para aprimorar toda a documentação com vista a que esta implementação assente em alicerces estáveis e duradouros. A nossa comissão de trabalho está de parabéns pelo trabalho que está a desenvolver.”

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros tem, desde o primeiro minuto do atual mandato, como um dos seus objetivos a criação de um documento enquadrador relativo à criação do Enfermeiro de Família nos Açores. Considera-se que só desse modo se poderá avançar para a sua implementação efetiva nos Núcleos de Saúde Familiar das várias ilhas.

“Este é um enorme passo em termos de evolução da saúde na comunidade, mais um passo rumo a um Sistema Regional de Saúde eficaz!”, afirma Pedro Soares.

CDR/PS/cf/rl